Programa 3ª Idade

Dentro do programa para 3ª Idade, utilizamos um perfil holístico do idoso com a melhoria da capacidade física, e ao mesmo tempo maximizar o contato social e redução dos problemas psicológicos e estímulos a suas funções cognitivas.

Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento.

Alguns benefícios do treinamento de força muscular no adulto e na terceira idade:

• Melhora da velocidade de andar.
  • Melhora do equilíbrio.
  • Aumento do nível de atividade física espontânea.
  • Melhora da auto-eficácia.
  • Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea.
  • Ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doença cardíaca.
  • Melhora da ingestão alimentar.Idosos-felizes
  • Diminuição da depressão.

Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos. O exercício contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos:

1- Fortalece os músculos das pernas e costas. 2- Melhora os reflexos. 3- Melhora a sinergia motora das reações posturais. 4- Melhora a velocidade de andar. 5- Incrementa a flexibilidade. 6- Mantém o peso corporal. 7- Melhora a mobilidade. 8- Diminui o risco de doença cardiovascular.

Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante seja o fato que reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes

de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação a aposentadoria.